Acupuntura pode amenizar sintomas de gravidez como enjoo, vômitos, constipação, ansiedade. Ajuda a preparar o corpo (fisica e emocionalmente) para o parto. No pós-parto, estímulo à lactação. Além disso, auxilia casais que buscam a gravidez, natural ou com reprodução assistida

Acupuntura para grávidas

A gravidez é um momento muito especial na vida de uma mulher. Mas sabemos que é um período de muitas dúvidas e incertezas, e de muitas mudanças e alterações, sejam elas hormonais, emocionais, posturais, entre outras.

Durante a gestação, muitas mulheres sentem náuseas e vômitos, dores, alterações no humor, problemas com sono, entre outros sintomas. Quando esses sintomas se tornam incômodos, muitas vezes medicamentos são necessários. Porém, nesse período alguns deles são contraindicados.

Continue lendo este texto, para descobrir o que fazer nesse momento, para aliviar os sintomas da gravidez.

Acupuntura para grávidas

Nos últimos anos, a acupuntura tem se popularizado como uma opção segura e eficaz para gestantes que desejam aliviar sintomas comuns durante a gravidez. A acupuntura, através de estímulos em pontos específicos do corpo, ajuda na liberação de substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, aumentando a sensação de bem-estar.

Indicações da acupuntura para grávidas:

 

  • Dores em geral;

  • Enjoos/vômitos

  • Alterações emocionais, ansiedade;

  • Inchaços e alterações na circulação sanguínea;

  • Problemas de insônia;

  • Problemas digestivos;

  • Preparação para o parto;

  • Estímulo à produção de leite;

  • Alterações emocionais no pós-parto.

Acupuntura para dores em grávidas

Uma das causas para os sintomas na gravidez é a alteração hormonal que ocorre depois da fecundação. Além disso, as dores lombares também ocorrem devido ao aumento de peso na barriga, que altera o centro de gravidade corporal e a curvatura lombar, graças ao crescimento do bebê. Para amenizar dores lombares, além da acupuntura, é muito importante a grávida praticar exercícios prescritos por fisioterapeuta. A fisioterapia também é importante para preparar o corpo da mulher para o momento do parto, seja ele normal ou cesárea, assim como no pós-parto, preparando e fortalecendo o corpo da mãe para a nova rotina com o bebê.

Acupuntura para enjoos, vômitos e náuseas em grávidas

Sintomas como enjoo, vômitos e náuseas são bem comuns nos primeiros meses de gravidez. Porém se forem muito intensos, como na hiperêmese gravídica, podem provocar desnutrição e desidratação na gestante, nessa época tão importante para a formação do bebê. A gestante não consegue se alimentar direito e pode apresentar perda de peso, tontura, fraqueza, entre outros sintomas. Em alguns casos, a internação hospitalar é necessária.

Acupuntura para sintomas em grávidas: alterações emocionais, digestivas, insônia

A acupuntura se mostra útil também para mulheres com ansiedade, problemas digestivos, inchaços, insônia e dores no geral, problemas que a mulher já apresentava antes da gravidez ou que se iniciam durante a gestação. Durante a gravidez, vários medicamentos são contraindicados, pois têm potencial de prejudicar o desenvolvimento do bebê. Nesse sentido, a mulher pode fazer uso da acupuntura e outras técnicas integrativas para amenizar esses desconfortos e auxiliar no preparo do corpo para o parto, estimulando a produção de hormônios e melhorando a circulação de sangue da região do útero.

Acupuntura na preparação ao parto

Diversos estudos têm demonstrado a eficácia do uso da acupuntura associada à moxabustão para deixar o bebê na posição correta para o parto normal. O interessante, no caso da gestante que procure acupuntura para esse fim, é que as sessões sejam realizadas o mais cedo possível, e não apenas no finalzinho da gestação.

Acupuntura no pós-parto

No pós-parto, a acupuntura pode ser utilizada para estimular a produção de leite, amenizar dores físicas e também para cuidar do emocional da mãe, que pode estar mais sensível diante de tantas alterações hormonais e com a nova rotina: mudança de horários, sobrecarga e privação de sono nos primeiros meses do bebê.

Como sempre gosto de lembrar, é importante que a gestante não busque a automedicação, e faça o acompanhamento pré-natal corretamente; e certifique-se de encontrar um acupunturista com experiência em atender gestantes, pois são vários os cuidados que o profissional precisa levar em conta, ao atender a mulher nesse período. Existem pontos contraindicados, dependendo da fase da gestação, e os estímulos da acupuntura devem ser mais suaves. Mas fique tranquila, porque tomando esses cuidados, é uma opção eficaz e segura para aliviar os sintomas da gravidez.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo ou clique aqui para mandar uma mensagem no whatsapp para mim.

Silvia Harumi Honma

CREFITO 8/57566F

Fisioterapeuta com título de especialista em Acupuntura pelo COFFITO.

Formação em Acupuntura em Fertilidade, Acupuntura em Ginecologia e Obstetrícia.

 

Rua Nunes Machado, 68 conj 807A

Ed The Five East Batel – Centro

Curitiba – PR CEP: 80250-080

(41) 99819-6809 (apenas WhatsApp – mensagem)

11 comentários em “Acupuntura para grávidas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *