Já aconteceu com você? Deitar para dormir, e só conseguir pegar no sono horas depois? Ou então acordar durante a noite e ter dificuldade para voltar a pegar no sono? E o resultado… acordar cansado, sem disposição, de mau humor, que atrapalham o dia todo. O pior é se esse problema se repetir por várias noites.
Como a Acupuntura pode ajudar os pacientes com insônia?
Para cada uma das dificuldades para dormir (iniciar o sono, manter-se dormindo por várias horas, ou acordar muito cedo e não conseguir voltar a dormir), a Medicina Chinesa considera que algum órgão de nosso corpo está em desequilíbrio.
Por exemplo, as pessoas que demoram muito para dormir podem estar sendo prejudicadas por excesso de trabalho ou preocupações, e/ou alimentação inadequada, que sobrecarregam o elemento Terra. Por isso, é necessário reequilibrar esse elemento através da acupuntura, e também mudar a alimentação e outros hábitos de vida.
Para a Medicina Chinesa, o sono depende do estado do Sangue e do Yin. Sem eles, a Mente não tem residência e flutua à noite, provocando insônia. Por isso, nas sessões de acupuntura, utilizamos pontos para reequilibrar Yin e Sangue. Além desses pontos, escolhemos outros para reequilibrar todos os órgãos, dependendo da avaliação de cada paciente.
Como sempre gosto de lembrar, a acupuntura trata o indivíduo e não uma doença ou sintoma específico. É necessário fazer uma avaliação sobre os hábitos de vida do paciente, para assim traçar um plano de tratamento ideal.
Estudo sugere que pacientes com insônia podem experimentar melhora significativa nos sintomas depois mais de 3 semanas, comparado com o grupo que utilizou medicamentos.
Por que o sono é tão importante?
Sabemos que é importante dormir bem, sem interrupções, porque nosso corpo precisa descansar e ter energia no dia seguinte. Além disso, existem pesquisas relacionando a má qualidade do sono a algumas doenças, como diabetes, pressão alta e depressão, entre outros. Também se relaciona a acidentes de trânsito e de trabalho, graças ao excesso de sonolência durante o dia.
Além disso, muitos pacientes que têm insônia também sofrem com tensão muscular. Isso porque quando não temos o sono reparador, com qualidade, nosso organismo não consegue reparar fibras musculares e tecidos, gerando mais dor e tensão. Do mesmo modo, não termos disposição e equilíbrio emocional para fazermos as atividades do dia-a-dia.
A qualidade do sono depende das ações que temos durante o dia. Por isso, em alguns casos, é importante ajustar alguns hábitos, para trazer de volta o tão precioso sono.
Como dormir melhor?
• Adote horários regulares de sono. Procure deitar para dormir e levantar-se nos mesmos horários, inclusive nos finais de semana;
• Faça algumas sessões de acupuntura, principalmente se você tiver insônia, pois a Acupuntura relaxa e ajuda a dormir melhor. Se tiver orientação, pode utilizar florais de Bach e óleos essenciais, ou consuma chás com propriedades calmantes.
• Evite cochilar mais de 30 minutos durante o dia;
• Durma com o quarto mais escuro possível. Se puder, apague todas as luzes do quarto, inclusive leds dos aparelhos eletrônicos: a melatonina (também conhecida como “hormônio do sono”) começa a ser liberada pelo nosso corpo no início da noite, quando a luz natural começa a diminuir. A luz artificial pode prejudicar o sono, pois pode “enganar” nosso cérebro;
• Cuide da temperatura do quarto, para que seja agradável. Procure dormir em um ambiente silencioso, sem estímulos;
• Escolha um colchão e travesseiro adequados. Vista roupas confortáveis e adequadas ao clima;
• Evite, próximo da hora de dormir, consumir alimentos estimulantes, como refrigerantes, chá mate, verde ou preto, chocolate, energéticos, açaí. Outros alimentos que devem ser evitados são açúcares, frituras, carnes, pois têm a digestão mais demorada e podem atrapalhar o sono;
• Beba água durante o dia, mas vá diminuindo o consumo algumas horas antes de dormir. Isso deve ser feito para evitar interromper o sono para ir ao banheiro durante a noite;
• Tenha uma rotina de sono: diminua o uso de telas à noite e vá diminuindo as luzes da casa algumas horas antes de dormir;
• De noite, prefira exercícios físicos mais relaxantes, como alongamentos, exercícios respiratórios, yoga. Meditação também pode ser uma excelente opção. Além disso, banho morno também ajuda a relaxar;
• Pratique exercícios regularmente. O melhor horário é de manhã, quando os níveis de melatonina estão mais baixos. Evite exercícios intensos próximos à hora de dormir *
* Importante lembrar:
Essas dicas são gerais, e dependem das características individuais. Algumas pessoas podem dormir tranquilamente após se exercitarem, por exemplo. Além disso, cada pessoa tem necessidades diferentes, por exemplo, uma pessoa pode precisar de 8h de sono por noite, enquanto outra precisa dormir mais (ou menos horas) para ter disposição no dia seguinte.
Dica extra
Você pode massagear o ponto Yin tang, pois esse ponto acalma a mente e os pensamentos, além de estimular a concentração. Para massagear esse ponto, que fica entre as sobrancelhas, você pode fazer movimentos circulares, por cerca de 30 segundos.
Enquanto esse ponto é massageado, pode-se associar à respiração:
– puxe o ar pelo nariz, e solte pela boca, tentando prestar atenção no ar que você está inspirando. Solte todo ar dos pulmões bem lentamente, procurando relaxar.
Essa técnica é especialmente eficaz quando a pessoa não consegue dormir por se preocupar e pensar demais. Quando fazemos a técnica de respiração, passamos a nos concentrar na respiração e assim, mudamos o foco dos pensamentos.
Também recomendo o uso de florais de Bach. Nesse caso, a essência recomendada é o White Chestnut. Lembrando que de preferência, deve ser feita avaliação com um terapeuta floral, que irá escolher as essências de acordo com as suas necessidades .
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato https://silviahonma.com/contato/
Silvia Harumi Honma
CREFITO 8/57566F
Fisioterapeuta com título de especialista em Acupuntura pelo COFFITO.
Atendimentos em: Rua Nunes Machado, 68 conj 807A
Ed The Five East Batel – Centro
Curitiba – PR CEP: 80250-080
(41) 99819-6809 (apenas WhatsApp – mensagem)