Você sabia que as mulheres podem se beneficiar, e muito, com os efeitos da acupuntura?
Nós mulheres, temos variações hormonais todos os meses, podemos contar com essa técnica da Medicina Chinesa para equilibrar e diminuir os desconfortos do período pré-menstrual, como cólica, irritabilidade, dores de cabeça, vontade de ingerir doces. Além disso, utilizamos a acupuntura em diversos momentos como: melhorar as chances de engravidar, durante a gestação e pós-parto, menopausa. Conheça esses benefícios!
Acupuntura no tratamento da Fertilidade
Estudos demonstram que o casal que busca acupuntura durante o tratamento de reprodução assistida, como inseminação intrauterina e fertilização in vitro (FIV) tem maiores chances de sucesso. Isso porque a acupuntura e outras terapias integrativas atuam como complemento no tratamento de fertilidade, regulando o ciclo menstrual e aumentando a circulação sanguínea no útero.
Existem estudos demonstrando maiores taxas de sucesso no grupo que faz acupuntura juntamente com a FIV, quando comparado a grupo de casais que não utilizam essa terapia. É importante lembrar que o ideal é que as sessões de acupuntura comecem de 3 a 6 meses antes de começar o tratamento de reprodução assistida. Além disso, as terapias integrativas, como florais de Bach e aromaterapia, também ajudam na diminuição da ansiedade, muito comum nessa fase de tentativas.
Dentre as principais causas de infertilidade feminina, podemos citar a síndrome do ovário policístico (SOP) e endometriose. Esta última, além do fator infertilidade, pode comprometer a qualidade de vida da paciente, pois a mulher pode apresentar cólicas e dores intensas durante o período pré-menstrual. Algumas mulheres que têm endometriose também podem ser assintomáticas, e só descobrirão essa patologia ao iniciarem as tentativas para engravidar. Além disso, no tratamento de reprodução, o homem também deve ser avaliado, pois pode ter número de espermatozóides reduzido, por exemplo.
É importante lembrar da importância dos hábitos de vida para os tratamentos citados anteriormente. Durante uma sessão de acupuntura avaliamos esses hábitos, e o acupunturista dará orientações para cada caso.
Acupuntura durante a gravidez e pós-parto
Na gestação, podemos aliviar enjôos e dores nessa fase tão especial, e em que muitos medicamentos são contra-indicados.
A gestante que procura acupuntura precisa se lembrar de procurar um profissional que estude essa fase da vida da mulher, porque inúmeros pontos são contraindicados, por exemplo pontos próximos ao umbigo, e alguns pontos nas pernas e antebraços, que são capazes de estimular contração uterina. Dependendo da fase da gestação, esses pontos são proibidos. Portanto, a gestante deve ser muito bem avaliada para evitar qualquer tipo de risco.
Além disso, no pós-parto, a acupuntura pode ajudar no estímulo à produção de leite e na redução de dores causadas por alterações posturais. Junto com tratamento médico e psicológico, pode contribuir bastante para aliviar a depressão pós-parto.
Leia mais em: https://silviahonma.com/acupuntura-para-gravidas/
Acupuntura na menopausa
Também é um recurso excelente para amenizar os desconfortos da menopausa. Os sintomas, como calor noturno, transtornos de humor, alterações de sono, libido, entre outros, podem ocorrer nessa fase e podem estar relacionados a alterações envolvendo hormônios reprodutivos e seu efeito no sistema nervoso central.
Em todas as fases da vida da mulher, a acupuntura pode ajudar aliviando dores físicas. E também equilibrando o emocional, ajudando a mulher a se adaptar, com mais leveza, às mudanças de todas as fases da vida.
Sempre é importante lembrar que a acupuntura não deve ser feita isoladamente. Deve ser um complemento ao tratamento médico/psicológico a que a paciente está habituada.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato: https://silviahonma.com/contato/ ou clique aqui e mande uma mensagem para o WhatsApp (41) 99819-6809 (apenas mensagem)
Silvia Harumi Honma
Fisioterapeuta especialista em Acupuntura
CREFITO 8/57566F
Imagem destacada: freepik