Você sente dor no pescoço (cervicalgia) e/ou ombros? Saiba que os recursos da fisioterapia e acupuntura podem ajudar muito no alívio dessas dores.
No consultório, recebo muitos pacientes procurando acupuntura para tratar tensão muscular no corpo todo, ou mais localizada no pescoço e ombros. Talvez pelo momento que estamos passando, que alterou nossos hábitos e trouxe muitas mudanças, os desconfortos aumentaram muito, trazendo dores de cabeça e pelo corpo todo, atrapalhando a vida das pessoas.
Nesses casos, a acupuntura atua como um potente analgésico, pois libera substâncias antiinflamatórias e responsáveis pela sensação de bem-estar no corpo todo. Não apenas as agulhas, mas a estimulação elétrica nos pontos, o calor da moxaterapia, as sementes da auriculoterapia, ou simplesmente a massagem nos pontos contribuem bastante para o relaxamento do músculo, e assim, na melhora da dor.
Conjuntamente, gosto também de associar os recursos da fisioterapia, como eletroterapia, terapias manuais e exercícios para ajudar a melhorar a circulação de sangue do local, e assim relaxar a musculatura. Além disso, em alguns casos, também é ideal encaminhar para um colega fisioterapeuta que trabalhe com técnicas como RPG, pilates e quiropraxia, para os ajustes necessários. O acompanhamento psicológico e médico também é importante, e em alguns casos, com ajuda de medicamentos.
A região do pescoço
A articulação do pescoço apresenta bastante flexibilidade e mobilidade, e isso acaba deixando-a muito instável e sujeita a alterações, que podem trazer dor ou rigidez.
Nossos hábitos do dia-a-dia, como postura inadequada ao trabalhar e dormir, por exemplo, podem ser a causa de dores e tensões musculares. Estresse emocional também pode ser um fator importante para a dor na região.
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), cada órgão é responsável por uma região do corpo, uma emoção, etc. Por exemplo, a região de ombros é bastante influenciada por irritabilidade, frustração, raiva reprimida. E principalmente no período pré-menstrual, é muito comum sentirmos essa região mais tensa e dolorida.
Além disso, pela MTC, tensão muscular é causada por estagnação de energia. Com a Acupuntura, podemos equilibrar os órgãos e liberar o fluxo energético.
Músculo trapézio e a dor em pescoço e ombros
É muito importante tratar o músculo trapézio quando existe dor em região de pescoço e ombros, porque é uma região que sofre bastante com excesso de tensão muscular, o que diminui a circulação de sangue no local, e gera dor. Como esse músculo tem uma porção que se localiza no crânio, é bem comum que aconteçam dores de cabeça quando essa musculatura está tensa, as chamadas cefaléias tensionais.
Esse músculo é bem amplo e se localiza na região mais superficial do dorso, ombros e base do crânio. É importante para movimentos do pescoço e escápula. Dentre os causadores de tensão nesse músculo, podemos citar as alterações posturais, falta de exercícios físicos e estresse emocional. Além disso, em épocas mais frias, sabemos que os músculos se contraem mais, deixando o corpo mais tenso. Assim, os músculos ficam mais contraídos e com isso a circulação de sangue da região diminui, causando ainda mais tensão e dor.
O que fazer para diminuir a dor em pescoço e ombros?
- Procure mudar a postura, nunca fique muito tempo na mesma posição;
- Relaxe! Tire um tempo para respirar e fazer alongamento;
- Tenha um bom sono reparador. Nosso organismo necessita de um sono de qualidade para poder reparar fibras e tecidos;
- Tome um banho quente. Aproveite que água quente ajuda a relaxar a musculatura tensa. Você pode utilizar bolsa de água quente, sempre tomando cuidado para não se machucar;
- Faça exercícios físicos regularmente. Atividade física regular ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de todos os efeitos que conhecemos;
- Exercícios específicos para a região do pescoço são importantes, para alongar músculos encurtados e fortalecer os que estejam com fraqueza. Devem ser feitos preferencialmente recomendados por fisioterapeuta/educadores físicos;
- Utilize móveis de trabalho apropriados para sua postura;
- Reduza o tempo de telas;
- Faça automassagem, ou procure um profissional qualificado para te ajudar.
Utilizando recursos da fisioterapia e acupuntura podemos aliviar bastante essas dores no pescoço e ombros. Desse modo podemos melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes.
Publiquei um vídeo ensinando a fazer automassagem para dor no pescoço. Você pode clicar aqui: https://www.instagram.com/p/CViL0pMMyGk/. Além disso, tenho vídeo demonstrando como são meus atendimentos na cervicalgia: https://www.instagram.com/p/CVC_viKlryj/.
Silvia Harumi Honma
CREFITO 8/57566F
Fisioterapeuta com título de especialista em Acupuntura pelo COFFITO.
Atendimentos em: Rua Nunes Machado, 68 conj 807A
Ed The Five East Batel – Centro
Curitiba – PR CEP: 80250-080
(41) 99819-6809 (apenas WhatsApp – mensagem)