Nesse post selecionei algumas das perguntas que recebo mais frequentemente sobre acupuntura. Caso tenha mais alguma dúvida, mande uma mensagem, que ficarei feliz em responder.
O que é acupuntura?
É uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que utiliza agulhas bem finas para estimular determinados pontos do corpo. Atualmente, sabemos que a inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas que existem na pele e músculos. Esses estímulos chegam ao cérebro, liberando substâncias químicas responsáveis pelo controle do humor e emoções. Existe também os efeitos relaxante muscular, antiinflamatório e analgésico, entre outros.
Graças a esses efeitos, o paciente pode sentir alívio da dor e sensação de bem-estar, logo após ou algumas horas após a sessão de acupuntura.
Podem-se utilizar, juntamente com as agulhas, aparelhos que produzem impulsos elétricos, capazes de potencializar os efeitos da acupuntura (eletroacupuntura). Além das agulhas, podemos também utilizar sementes na orelha (auriculoterapia), ventosaterapia, moxaterapia, massagens para estimular os pontos, entre outras técnicas.
Para quem a acupuntura é indicada?
Para pessoas que sentem dores, como dores de cabeça, na coluna, em joelho e outras partes do corpo. Assim como pessoas que sofrem com insônia, problemas digestivos. Também é uma técnica muito utilizada para amenizar os efeitos colaterais em pacientes em tratamento contra o câncer.
Nas mulheres, pode diminuir desconforto na TPM e menopausa. Ajuda também casais que planejam engravidar, aumentando a fertilidade. Em gestantes e puérperas, a acupuntura ameniza sintomas e ajuda na adaptação a mudanças do período.
Pessoas ansiosas/depressivas também se beneficiam muito com a técnica.
Como são os atendimentos?
Em meus atendimentos, costumo utilizar técnicas da fisioterapia e acupuntura conjuntamente, pois pela minha experiência, quando somadas, dão melhores resultados.
Antes da 1ª sessão, faço avaliação do paciente e a partir daí, escolho as melhores técnicas para cada caso. Sempre dou orientações de automassagem de pontos de acupuntura ou exercícios para o paciente fazer em casa, como maneira de prolongarmos os efeitos do tratamento. Também posso receitar florais de Bach, caso necessário.
As técnicas aplicadas são escolhidas por mim, de acordo com avaliação e os objetivos de cada sessão. Cada paciente tem resultados melhores com determinada técnica, então a reavaliação é muito importante.
Como é a primeira sessão?
Na primeira sessão, faço uma avaliação mais detalhada, conversamos sobre o motivo de a pessoa estar procurando tratamento, o histórico. E também conversamos sobre a parte emocional, sono, digestão e funcionamento de intestino. Também é feita uma avaliação física, tudo dependendo da queixa do paciente. Após isso, escolho a técnica a ser utilizada e realizamos a primeira sessão. Por causa da avaliação detalhada, a primeira sessão costuma demorar cerca de 1h30.
Quanto tempo demoram as sessões?
Demoram cerca de 50 minutos – 1h. No começo de cada sessão, reavalio rapidamente, e dependendo do que o paciente relata, escolho a técnica a ser utilizada. As agulhas ficam agindo por aproximadamente 20 minutos, e o restante do tempo, normalmente, gosto de aplicar alguma técnica da fisioterapia, como terapia manual, ou o paciente realiza exercícios de alongamento e/ou fortalecimento orientado por mim. A escolha da técnica varia muito, e depende do objetivo do tratamento de cada paciente.
Como devo me preparar para ser atendido/a?
Vá com roupas confortáveis. Por exemplo, uma calça que possa ser dobrada e permita a inserção da agulha na região abaixo do joelho. Ou pode levar um short/camiseta curta, para trocar e usar durante o atendimento. A roupa deve ser confortável também para permitir fazer exercícios como alongamento, fortalecimento.
Acupuntura dói?
Normalmente não dói, alguns pacientes relatam que nem sentem quando a agulha é inserida. Ou sentem uma leve “picadinha” no momento. Dependendo da região a ser tratada (se está mais sensível ao toque), pode acontecer de a pessoa sentir um desconforto, mas que cessa após alguns instantes. A maioria das pessoas sente um relaxamento muito grande nos minutos em que as agulhas estão agindo no corpo. Muitas chegam a dormir, e no final da sessão estão bem mais relaxadas e tranquilas.
Qual a espessura da agulha?
As agulhas são muito finas, têm normalmente 0,20mm de espessura. São cerca de 10x mais finas do que as agulhas de injeção, então sua inserção é mais tranquila. Para a inserção ser indolor, é preciso muito treino para que a agulha entre corretamente e com suavidade. Utilizo técnicas da Acupuntura Japonesa, que tem a inserção mais suave e delicada, e com agulhas mais finas, a menor chegando a 0,10mm de espessura.
Acupuntura ajuda na TPM? E para engravidar?
Sim, muitas pacientes relatam que a acupuntura ameniza os sintomas da TPM, como dores de cabeça, irritabilidade, vontade de ingerir doces. E também nos sintomas da menopausa.
É ótima para ser usada em conjunto com tratamento médico para o casal que busca tratamento de fertilidade.
Acupuntura tem contra-indicação?
Se aplicada corretamente, a técnica é muito segura. Para isso, o profissional precisa estudar e praticar muito, para saber a maneira correta de inserção da agulha, profundidade de cada região do corpo.
Em alguns casos, como gestantes, por exemplo, existem alguns pontos proibidos. Porém, quando o profissional sabe aplicar a técnica corretamente, e conhece essas limitações, é uma terapia excelente para vários tipos de patologias e condições.
Acupuntura ajuda na obesidade?
Vários fatores contribuem na obesidade, e portanto, seu tratamento deve ser multiprofissional. Sempre se deve praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada. A acupuntura pode ajudar em fatores que contribuem para o aumento de peso, como falta de sono reparador, ansiedade, vontade de ingerir doces e outros alimentos calóricos.
Me senti melhor fazendo tratamento de Acupuntura. Posso parar de tomar medicamento contínuo receitado pelo médico?
Não. Nunca se pode parar, por conta própria, de tomar medicamento recomendado por médico. Apenas o médico que prescreveu um medicamento é quem pode retirá-lo. O que recomendo é que o paciente converse com seu médico e diga que está fazendo tratamento de acupuntura e está se sentindo melhor. Com isso, o médico avaliará se pode diminuir a dose do medicamento.
Acupuntura é terapia alternativa ou complementar?
É uma das terapias complementares/integrativas. Nunca se deve parar de fazer tratamento médico/psicológico ou outro tratamento a que o paciente está habituado. A acupuntura não é alternativa ao tratamento médico, não se pode escolher uma linha de tratamento, deixando a outra de lado. O ideal é complementar os tratamentos, e uma abordagem multidisciplinar é importante para termos resultados satisfatórios.
As agulhas de acupuntura são de uso individual?
Sim, com certeza. As agulhas são descartáveis, sendo utilizadas apenas numa única sessão. Nunca podemos guardá-las para reutilizar, para não correr nenhum tipo de risco de contaminação.
Além disso, se colocássemos a mesma agulha várias vezes, ela não ficaria tão afiada e sua inserção ficaria prejudicada.
Onde você atende?
Atendo em consultório no centro, na rua Nunes Machado, 68. conjunto 807A, no Ed. The Five East Batel, Curitiba – Paraná.
Como agendar?
Você pode fazer o agendamento pelo whatsapp para o número (41) 99819-6809 (apenas mensagem) ou em silviahonma.com/contato
Silvia Harumi Honma
Fisioterapeuta com título de especialista em Acupuntura pelo COFFITO
CREFITO 8/57566F