Tratamentos

Acupuntura geral

É uma técnica milenar que teve origem na China. Através da inserção de agulhas muito finas, são estimuladas terminações nervosas, que liberam substâncias químicas responsáveis pelo efeito analgésico e antiinflamatório, além de melhora do humor. Graças a esses efeitos, o paciente pode sentir alívio da dor e sensação de bem-estar, logo ou algumas horas após a sessão de acupuntura.

Eletroacupuntura

Além disso, podem-se também utilizar, juntamente com a acupuntura, aparelhos elétricos que potencializam a ação das agulhas, ajudando na melhora da dor e no equilíbrio do organismo.

Indicações da acupuntura:

Acupuntura mostra-se bastante efetiva em:

  • Dores em geral (dores de cabeça, em coluna lombar e cervical, ombros, joelhos, etc. Tendinites, artrites, entre outras patologias crônicas);
  • Insônia;
  • Problemas digestivos;
  • Dor e dificuldade na mastigação, causados por problemas na articulação temporomandibular (ATM);
  • Saúde da mulher: TPM e alterações menstruais, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, auxílio ao casal com problemas de fertilidade, alívio de sintomas durante a gestação, menopausa;
  • Controle do estresse, ansiedade e depressão.

Frequência do tratamento

É muito variável, dependendo de cada caso. No início do tratamento, o ideal é que o paciente faça as sessões em média, 2 vezes na semana. Depois que o quadro já está melhor, pode-se diminuir a frequência para 1 vez na semana. Tudo depende de como o paciente reagirá aos estímulos.

Como funcionam as sessões:

As sessões duram cerca de 50 minutos a 1 hora. As agulhas são escolhidas conforme avaliação feita previamente, e ficam agindo por cerca de 20 minutos.

Na mesma sessão, podemos utilizar outros recursos da Medicina Chinesa, como ventosaterapia, moxaterapia, auriculoterapia, florais de Bach. Ou algum recurso da fisioterapia conjuntamente, como eletroterapia ou exercícios físicos. Sempre oriento algum exercício ou automassagem para o paciente fazer em casa, e poder potencializar os efeitos da acupuntura.

Tudo depende da avaliação do paciente e os objetivos do tratamento.

 
Leia o texto que escrevi em meu blog, sobre as dúvidas mais frequentes sobre acupuntura clicando aqui.

Acupuntura em ginecologia e obstetrícia

A acupuntura pode ajudar, e muito, na saúde da mulher. Especialmente porque nós, mulheres, temos variações hormonais todos os meses, e podemos nos beneficiar muito com as terapias complementares.

Muitas pacientes relatam que a acupuntura ameniza os sintomas da TPM, como dores de cabeça, irritabilidade, vontade de ingerir doces, e também nos sintomas da menopausa.

Além disso, associada a mudanças nos hábitos de vida, a acupuntura é um excelente recurso para desequilíbrios que causam alterações menstruais, como Síndrome do Ovário Policístico, Endometriose, entre outros. Essas alterações podem vir associadas a dores e infertilidade.

Indicações da acupuntura na Saúde da mulher:

  • TPM e alterações menstruais;
  • Alterações hormonais;
  • Endometriose, síndrome dos ovários policísticos;
  • Auxílio ao casal com problemas de fertilidade;
  • Alívio de sintomas durante a gestação;
  • Preparação para o parto;
  • Alívio de sintomas na menopausa.
 
Leia os textos que escrevi sobre Acupuntura na saúde da mulher e Acupuntura para grávidas

 

Acupuntura no tratamento para fertilidade

Acupuntura no tratamento para engravidar naturalmente ou por fertilização in vitro (FIV)

A acupuntura é um recurso que visa restaurar o equilíbrio do organismo, tanto físico quanto emocional. É ideal para ser usada em conjunto com tratamento médico para o casal que busca tratamento de fertilidade. Existem estudos que mostram aumento das chances de sucesso em fertilização in vitro (FIV) em pacientes que fazem acupuntura antes e após esse procedimento médico.

O estudo mais conhecido na área da Fertilidade é aquele encabeçado pelo médico Wolfgang Paulus. Nele, 160 mulheres que fariam tratamento de fertilização in vitro (FIV) foram divididas em 2 grupos, com metade das mulheres tendo recebido sessões de acupuntura e a outra metade não. No grupo que recebeu acupuntura, 42,5% das mulheres teve sucesso no procedimento, enquanto apenas 26,3% das fertilizações do outro grupo foram bem sucedidas. Atualmente, acupunturistas realizam o protocolo de Paulus modificado, com bons resultados.

Não apenas casais que se submetem à reprodução assistida são favorecidos pela acupuntura. No tratamento para infertilidade, a acupuntura apresenta bons resultados no homem e na mulher, restaurando a fertilidade, seja melhorando a qualidade dos espermatozóides e função ovariana e equilibrando o sistema endócrino.

Além disso, pode-se também melhorar o estado emocional do casal, diminuindo a ansiedade e estresse durante todo o período em que o casal busca a gravidez.

É muito importante que a mulher aprenda a observar seus próprios ciclos e que o casal tenha hábitos de vida mais saudáveis, para melhor qualidade de vida e longevidade. Durante a sessão de acupuntura, são passadas orientações sobre estes assuntos.

Em síntese, as indicações para casais que desejam engravidar naturalmente ou fazer algum processo de Reprodução Assistida:

  • Melhora nas taxas de sucesso em fertilização in vitro (FIV);
  • Aumento nos nascimentos em gestações naturais;
  • Diagnósticos como SOP, endometriose, baixa reserva ovariana, que comprometam a fertilidade. Baixa qualidade /quantidade/mobilidade dos espermatozóides;
  • Alívio dos efeitos colaterais durante o tratamento de fertilização.
 
 

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo silviahonma.com/contato ou clique aqui para mandar uma mensagem no whatsapp.

Silvia Harumi Honma
CREFITO 8/57566F

Fisioterapeuta com título de especialista em Acupuntura pelo COFFITO.

Formação em Acupuntura em Fertilidade, Acupuntura em Ginecologia e Obstetrícia.

 

Atendimentos em: Rua Nunes Machado, 68 conj 807A

Ed The Five East Batel – Centro

Curitiba – PR CEP: 80250-080

(41) 99819-6809 (apenas WhatsApp – mensagem)